Nuno Oliveira
Ser Assistente Administrativo - 2ª edição
por Nuno Oliveira - Quinta, 27 Junho 2013, 15:05
 

Ser Assistente Administrativo

O Curso de Assistente Administrativo da Escola Profissional Monsenhor João Maurício de Amaral Ferreira (EPMJMAF) realizou, no passado dia 17 de maio, a 2ª edição do evento «Ser Assistente Administrativo». Na tentativa de desenvolver uma atividade inovadora, face ao formato da 1ª edição, nesta optou-se por dar um cariz mais prático à atividade, pelo que o formato utilizado foi o de oficina/ação de sensibilização/exposição.

A atividade, preparada e dinamizada pelos formadores e formandos do referido curso do Programa Reactivar, intercalou apresentações dos formandos com exposições e visualização de vídeos.

A atividade decorreu no 1º piso da escola, havendo áreas específicas para cada época abordada. Foram estas:

- Anteontem: Área reservada a uma oficina de Paleografia e Diplomática, onde os visitantes eram elucidados sobre pressupostos teóricos da evolução da escrita e de fórmulas diplomáticas de redação de documentos, tendo também a oportunidade de participar na preparação de penas para escrita e subsequente registo escrito com estes instrumentos.

- Ontem: Área reservada a uma exposição de instrumentos que fizeram parte da vida de um assistente administrativo num passado recente, tais como telefones de disco; papel químico; o PBX; máquinas de escrever com diferentes tipos de teclado (AZERT; HCESAR; QWERTY), analógicas e eletrónicas; carimbos sequenciais; computadores com monitores CRT; disquetes e outros acessórios.

- Hoje, amanhã e depois de amanhã: Área onde acabaram por conviver num feliz anacronismo todas as épocas, incluindo as mais remotas no tempo. Foi visualizado um vídeo onde conviviam assistentes administrativas de várias épocas, em que compararam procedimentos, dificuldades, preocupações, sendo que em todas as épocas havia pontos em comum – a pausa para café. Também foi feita uma amostra virtual, neste espaço, do escritório do futuro. Esta apresentação foi feita com recurso a uma apresentação dinâmica no Prezi©.

O trabalho de preparação foi feito pelos formandos, com o acompanhamento da equipa de formadores, sendo o acompanhamento mais permanente feito pelos formadores Luís Santos e Nuno Oliveira.

Esta atividade teve como objetivos demonstrar conhecimentos adquiridos ao longo dos 2 anos do curso; estabelecer uma relação entre conhecimentos adquiridos no 1º ano em relação aos do presente ano letivo; saber atuar perante desconhecidos e potenciais empregadores; aprender a organizar, preparar e conduzir eventos; promover o hábito de falar em público.

Como pontos fortes pode ser salientada a participação e o interesse dos formandos e da comunidade escolar, uma vez que a atividade teve uma boa adesão.